Cruz Vermelha de Cabo Verde recebe visita de cortesia da embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Carla Grijó. A embaixadora quis conhecer as atividades da Operação Dengue #Zero#, assim como inteirar-se dos projetos sociais desenvolvidos pela Instituição Humanitária.
“Interessa-nos muito esse diálogo com instituições como a CVCV que têm uma presença forte no terreno, em contacto com as preocupações das pessoas”, explica Grijó.
A União Europeia está a desenhar o próximo ciclo orçamental (2025/2027), com ênfase nas áreas da proteção social e combate a pobreza extrema, áreas que também são prioritárias para a Cruz Vermelha. Daí que “há espaço para um diálogo, cooperação e articulação, com a CVCV, por estar presente em quase todos os municípios do país e conhecer as diferentes realidades.”
Essa articulação é bem vista e bem-vinda para o Presidente da CVCV, Arlindo de carvalho confirmando que “temos sentido o pulsar das comunidades e entendemos que sim, há ainda muito o que fazer. Com a união de esforços podemos fazer muito mais e chegar a mais pessoas”.
Conforme explica Grijó muitos dos trabalhos realizados pela União Europeia, em Cabo Verde, cruzam com as prioridades da CVCV, pelo que o encontro de hoje serviu para fazer um mapeamento das diferentes áreas em que as duas organizações podem colaborar.
O objetivo da União Europeia é, de acordo com a embaixadora, contribuir em outras frentes, ampliando as ações da CVCV e tornando a ação da instituição europeia “mais efetiva”.