Neste Dia Nacional do Voluntário Da Cruz Vermelha de Cabo Verde, a Presidente do Conselho Local do Sal, Ivanilda Vaz, lembra que não é preciso ter superpoderes para transformar vidas. “As vezes tudo o que o outro precisa é de um gesto simples – uma mão no ombro, uma palavra de apoio, ou apenas alguém que escute. Ser voluntário é isso: estar presente quando mais importa.
Reconhece que ser voluntário não é tarefa fácil. “Exige tempo, disposição e, muitas vezes, abrir mão de algo pessoal”. Entretanto em contramão, ela diz, por experiencia própria, que é recompensador pois ao ajudar o outro estamos a nos ajudar na medida em que “crescemos, aprendemos e enxergamos o mundo com novos olhos. Cada sorriso que recebe, os de volta, cada agradecimento sincero, nos lembra por que vale a pena: somos mais fortes quando estamos juntos”.
“Você é necessário” é a mensagem que Ivanilda Vaz deixa a todos os presentes no Fórum Nacional da Juventude 2024 e a todos os voluntários acrescentando que “o impacto que você causa, por menor que pareça, é imensurável.”
Na abertura do segundo dia do II Fórum Nacional da Juventude da Cruz Vermelha de Cabo Verde, Vaz solicitou que cada um dos presentes que resumissem o voluntariado numa única palavra e delas ressaltaram: Motivação, liderança, empatia, generosidade, solidariedade, compaixão, servir, altruísmo, determinação, garra, AMOR. Não é a toa que esta última palavra aparece em destaque. Ela foi dita em coro pelas quase 100 pessoas presentes, mostrando assim o reforço do compromisso de continuar a servir com amor.