Últimas Notícias


Servindo Voluntariamente Cabo Verde e a Humanidade

Um novo recurso lançado em Nova York ajudará as cidades a se prepararem para as ondas de calor - eventos climáticos extremos que estão entre os tipos de perigo natural mais letais do mundo.

Falando na sede da ONU em Nova York, o presidente da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV), Francesco Rocca, disse:

“As ondas de calor são um dos perigos naturais mais letais que a humanidade enfrenta , e a ameaça que representam só se tornará mais séria e mais disseminada à medida que a crise climática continua .

“ No entanto, a boa notícia é que as ondas de calor também são previsíveis e evitáveis. As ações que as autoridades podem tomar para salvar vidas e reduzir significativamente o sofrimento são simples e acessíveis ”.

O novo Guia de Ondas de Calor para Cidades do Centro Climático da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho oferece aos planejadores urbanos e autoridades municipais um resumo oficial das ações que podem tomar para reduzir o perigo de ondas de calor, que são definidas como um período de tempo quando a temperatura combinação com outros fatores, são incomumente altos e perigosos para a saúde e o bem-estar humanos.

Desde 2001, várias ondas de calor mataram dezenas de milhares de pessoas em todo o mundo. Em 2003, na Europa foram mais de 70.000 mortes, enquanto que na Índia cerca de 2.500 pessoas foram mortas, em 2015, 

As pessoas com maior risco de ondas de calor tendem a ser  pessoas idosas, crianças muito novas, mulheres grávidas, pessoas em tratamento médico e pessoas socialmente isoladas.

“ Ondas de calor são assassinas silenciosas porque tiram a vida de pessoas que já são vulneráveis ” , disse Rocca. "É vital que todos saibam como se preparar para eles e limitar seu impacto".

Cerca de 5 bilhões de pessoas vivem em regiões onde o calor extremo pode ser previsto com dias ou semanas de antecedência.

As cidades podem tomar ações que incluem o estabelecimento de sistemas de alerta às pessoas antes dos períodos previstos de calor extremo; fortalecer os sistemas de saúde para reduzir o risco de serem sobrecarregados durante uma crise de calor; realização de campanhas de conscientização da comunidade; estabelecer centros de resfriamento / linhas telefônicas de atendimento para pessoas vulneráveis ​​que precisam de ajuda, tratamento e apoio; “esverdear” cidades e centros urbanos,  plantando árvores, protegendo espaços verdes abertos e introduzindo zonas livres de carros.

Introduza as suas credenciais