Últimas Notícias


Servindo Voluntariamente Cabo Verde e a Humanidade

Conselho Local da Praia aposta em projetos destinados aos idosos, juventude e desporto e a saúde

Com 43 anos de existência, o Conselho Local da Praia pretende executar um conjunto de projetos que têm como públicos-alvo os idosos, a juventude e o desporto. Segundo o seu Coordenador, Fernando Tavares: Médico e militar de profissão, a formação no setor da saúde – Primeiros Socorros também é uma aposta, pois tenciona-se capacitar os voluntários e não só, para auxiliar a comunidade nas suas necessidades básicas.

Fazer chegar as informações de boas práticas e saúde à sociedade e preparar os voluntários para transmitir de forma correta as mensagens e os esclarecimentos às pessoas, constituem os principais objetivos dos programas do Conselho Local da Praia. Nesse sentido, vem capacitando os voluntários nos vários domínios, a começar pela formação em Primeiros Socorros.

A formação em Salvamento aquático visa oferecer aos formandos suporte básico para efetuar “socorrismo” nas principais praias do mar da cidade da Praia e sensibilizar a sociedade sobre os cuidados que se deve ter, para que não haja morte por afogamento. Sendo assim, a formação vai ser realizada em “Kebra Canela” para os voluntários, elementos da proteção civil e o público presente, em parceria com os nadadores-salvadores.

Tendo em conta a importância das pessoas na terceira idade na nossa sociedade, o Conselho Local da Praia juntamente com o Ministério da Saúde pretende dar aos idosos um tratamento ainda melhor, pois segundo Tavares mesmo com um Centro de Dia da Terceira Idade, a Sociedade Nacional da CV sozinha não consegue dar resposta aos cuidados de saúde que as pessoas na terceira idade precisam.

Importa realçar também o projeto a nível da juventude e do desporto que tem como base o programa da Presidência da República “Menos Álcool Mais Vida”, que pretende identificar as zonas de risco do uso abusivo de álcool, para junto da comunidade e das escolas minimizar e combater esta realidade. De referir que a equipa de Coordenação do Concelho Local da Praia tomou posse a 5 de Junho deste ano, constituído por Fernando Tavares como Coordenador, tendo como colaboradores Anísio Almeida, Evandro Lopes e Patrick Sena.

Introduza as suas credenciais