Os Conselhos Locais da Cruz Vermelha de Cabo Verde em 19 dos 22 municípios, através dos seus voluntários, conjuntamente com as estruturas de saúde, Câmaras Municipais, FICASE, Polícia Nacional entre outros têm palmilhados cutelos e ribeiras no combate ao COVID-19.

 

As suas ações têm sido diversas e de acordo com as necessidades. Em Ribeira Grande de Santo Antão, o Conselho Local disponibilizou 6 camas  ao Hospital Regional “Dr. João Morais” como forma de ajudar no apetrecho de um espaço criado para isolar possíveis pacientes em quarentena obrigatória em caso de necessidade, assim como garantir o transporte de doentes ambulantes de e para o hospital em virtude desta pandemia que vem assolando Cabo Verde.

 
No âmbito do programa de apoio alimentar o Conselho Local tem organizado recolha de alimentos nos minimercados local que foram distribuídos em cestas básicas a algumas  famílias carenciadas de Fanjã das Furnas. Participaram ainda na distribuição de alimentos em todas as outras localidades da edilidade no âmbito do programa do governo sob a coordenação da FICASE.

 

Ainda, dando combate ao novo coronavírus o Conselho Local tem mantido encontros periódicos com as autoridades Locais, como o Presidente da edilidade, Comissão 

Municipal de Saúde e a Polícia Nacional para fazerem o balanço dos trabalhos feitos, definirem novas estratégias, acertarem as arestas para um melhor resultado no terreno.

 

“Os nossos voluntários têm mostrados disponíveis e abnegados em contribuir para esclarecer, ensinar e mostrar a população das medidas a adotar para melhor se proteger e evitar que esta doença atinja a ilha das montanhas”, enalteceu a Sra. Maria Teresa Oliveira, responsável local da Cruz Vermelha em Ribeira Grande.

 

Para que este trabalho seja bem feito e tenha sucesso os voluntários e colaboradores do Conselho Local da Ribeira Grande em Santo Antão, em número de 15 e seus dirigentes foram capacitados através de uma formação sobre a COVID-19 ministrada pelos Dr. Alexandre Alves e o Enfermeiro Deolindo da Luz, respetivamente.

 

Introduza as suas credenciais